quinta-feira, 24 de março de 2016

Saber ouvir


   Se há uma qualidade que eu realmente admiro nas pessoas que a possuem é a capacidade de ouvir.
   À medida que vou avançando na idade (acho que nunca pensava nisto quando tinha vinte anos), vou notando que são poucas, muito poucas, as pessoas que estão naturalmente dispostas a ouvir as outras e que não o fazem apenas porque estão à espera da sua vez de falar, como notou Montaigne, mas porque estão genuinamente interessadas em conhecer as outras.
   A admiração que tenho por esta qualidade tem vindo a aumentar exponencialmente, conforme aumenta a minha experiência de convívio com amigos, colegas e conhecidos. Cada vez prezo mais a companhia dos que sabem e querem estar atentos aos outros - não tanto por eu mesma precisar dessa atenção (embora também por isso), mas sobretudo porque eu própria sinto bastante dificuldade em ouvir. Ao conversar com pessoas que sabem ouvir, tenho assim a oportunidade de as observar e admirar.
   Sim, eu faço parte dessa vasta maioria de pessoas que ouvem à espera de poderem falar, que chegam a interromper os outros antes de eles terem acabado o que tinham para dizer. E detesto fazer isso, sinceramente, detesto. Fico envergonhada e repreendo-me em silêncio cada vez que me apanho distraída enquanto a outra pessoa fala, porque na verdade estou apenas a fingir que oiço, cada vez que volto a cair no erro, no defeito, no vício de a interromper, para poder ser eu a falar. Tenho feito esforços conscientes para evitar que isso aconteça e para ouvir os outros com interesse e concentração, mas às vezes custa-me mesmo - sobretudo quando a pessoa que fala não diz nada que, de facto, me interesse.
   É claro que, quando a pessoa que fala me é querida, tudo se torna bem mais fácil e até posso dizer que, nesse caso, sou uma boa ouvinte. Também sei esperar e dizer só aquilo que ajuda a outra pessoa a perceber que eu percebi ou que realmente me interesso pelo que estou a ouvir. Mas isso só acontece com algumas pessoas e eu queria ser capaz de ser assim com toda a gente.
   Quero ser melhor, quero ser diferente. Quero encontrar interesse no que à partida não parece ser interessante, quero saber aprender com tudo, achar valiosas todas as experiências de ouvir os outros. Vou tentar. Talvez consiga.




1 comentário:

Wallace disse...

Com algum esforço inicial vai ver que consegue e, ao fim de algum tempo, poderá congratular-se por ter tomado essa decisão.
O facto de ouvirmos alguém permite que estejamos dispostos a dar-lhe atenção e isso, nos dias que correm, tem-se tornado cada vez menos habitual.
Assim, espero que a sua decisão lhe permita não só dar mais atenção aos outros, mas também enriquecê-la a si.

Wallace