Há muito que me andava a incomodar um grupinho de 4 alunos que não param de conversar durante toda a aula. Mandá-los calar só resulta durante 0,4 segundos, calar-me resulta apenas durante o tempo em que eu ficar calada, apagar a luz é giro, mas acaba por ser contraproducente, sair da sala faz-me cair na tentação de não voltar a entrar... enfim, só ontem é que me saiu o truque que realmente resulta!
Estava eu fartinha de lançar olhares repreensivos para o tal grupinho, desta vez constituído apenas por três meninas, quando tive uma brilhante ideia: disse a uma delas, a que estava há tempos virada para trás, que fosse dar a matéria. Ela olhou para mim com uma expressão entre o pânico e a incredulidade. Os outros, muitos dos quais também estavam a conversar, fizeram silêncio total.
Dar a matéria? A professora devia estar a brincar. Mas eu insisti: sim, vá escrever a matéria no quadro, está lá no meu dossier, aberto em cima da mesa. Escreva tudo o que falta no quadro, que eu vou explicando, aqui sentada. Ela levantou-se, foi até à minha mesa e, hesitante, olhou para o dossier. Incentivei-a com um sorriso e ela lá começou a escrever. Eu, confortavelmente sentada cá atrás, ao lado das outras duas super-conversadoras, regozijei-me com o sossego.
Remédio santo! Nunca mais houve conversas, até ao fim da aula. Experimentem, caros amigos que sejam professores ;)
4 comentários:
Brilhante! :)
És uma génia ;-D
Há muito tempo que não vinha aqui, Sara... Nem eu sabia as saudades que tinha!
Vou aplicar!
Enviar um comentário